- Engenheira Patricia fava , EMARP
Caros alunos da ESPAA,
No seguimento do Vosso e-mail datado de 17-03-2009, vimos por este meio disponibilizar a nossa melhor informação acerca da desinfestação de ratos e baratas.
Actualmente, a EMARP tem um contrato com a empresa PESTOX que se destina a realizar essa desinfestação periodicamente no nosso município. Os produtos aplicados nas condutas provocam internas aos ratos e asfixia às baratas. Entre estas desinfestações periódicas são também efectuadas monitorizações por forma a que as a situação esteja controlada. No mês de Abril, vai ser efectuada nova monitorização. Convidamo-vos a acompanhá-la e poderão inclusivé esclarecer outras questões que ainda persistam. Dentro de alguns dias saberei qual o dia da monitorização a realizar, que poderá ser reajustado à vossa disponibilidade.
---> Monitorização dia 21 de Abril 09 (terça-feira) pelas 9h00, Portimão
As tampas de esgotos são abertas e com este pulverizador é lançado o veneno para o esgoto.
Esta monitorização, permitiu-nos esclarecer algumas dúvidas que ainda tinhamos relativamente ao combate urbano de pragas, os meios utilizados e com que frequência é feito este controlo.

Esta luta contra as pragas nunca é feita só por uma pessoa. Existe uma interacção entre entidades que em conjunto fazem o trabalho. Por exemplo, no caso de Portimão, o controlo de pragas de ratos e baratas é feito pela Câmara Municipal e pela EMARP. O nosso grupo teve oportunidade de ver esta monitorização que mostra esta interacção com ambas entidades. Todos os anos é feito um concurso a nível regional para ver que empresa do sector privado ira trabalhar para a EMARP e também para a Camara Munincipal já relativamente as pragas de mosquitos.
Os critérios de selecção da empresa incluem aspectos como: proximidade a Portimão, orçamento mais baixo, empresas que usam métodos com o menor prejuízo para o homem.
Na minha opinião, existe um controlo adequado no nosso munincípio, porém acho que deveria ser mais divulgado, no jornal da cidade, assim como na TV de Portimão até mesmo em folhetos informativos. A população não tem bem a noção daquilo que pode fazer para evitar a propagação de pragas, nem do que é feito relativamente a este controlo.